DIREITO DAS CRIANÇAS

DIREITO DAS CRIANÇAS
Educação para todos

segunda-feira, 2 de março de 2015

Projeto Água

ESCOLA DOM HÉLDER CÂMARA

PROJETO ÁGUA
UM BEM PRECIOSO


 Sabendo usar, não vai faltar

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MARIA APARECIDA ROGÉRIO DA SILVA
MARCO VINICIUS MOTA MACIEL

MARÇO  2015

ESCOLA DOM HÉLDER CÂMARA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
“ÁGUA: UM BEM PRECIOSO, SABENDO USAR, NÃO VAI FALTAR”

JUSTIFICATIVA:
A quantidade de água na natureza vem diminuindo progressivamente e diante da escassez de água que assombra o nosso Ceará, aliás, o Brasil porque não dizer o mundo, torna-se necessário à conscientização da população para o uso adequado da água, evitando o seu desperdício e cuidando de sua preservação para que ela continue sendo um bem precioso, na verdade, imprescindível já que é fonte de vida. A escola irá trabalhar a temática procurando fazer com que todos compreendam que o uso irresponsável e inadequado do consumo da água prejudica a sobrevivência dos seres vivos, para isso, será necessário orientar os alunos e consequentemente seus familiares sobre falta de água que continua se agravando e, portanto, conscientizá-los para que assumam de forma autônoma ações de proteção e de conservação desse bem tão valioso para a vida.

PÚBLICO ALVO:
Educação Infantil ao 5º ano

TEMPO ESTIMADO:
1 mês (março)

OBJETIVO GERAL:
Ø  Desenvolver nos alunos a conscientização e a responsabilidade pela conservação da água no meio ambiente, sendo multiplicadores de atitudes cidadã junto à família e a sociedade cuidando da preservação de um bem tão precioso e necessário à vida, através de gestos simples será possível economizar água para que não acabe.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Conhecer a importância da água para a vida dos seres vivos;
Ø  Conhecer os estados físicos da água e sua importância para a natureza;
Ø  Reconhecer que a água é um recurso natural esgotável;
Ø  Valorizar o uso da água, como bem precioso à vida.
Ø  Reconhecer a importância da água para nossa higiene e para o corpo humano.
Ø  Mobilizar os alunos para desenvolverem ações pertinentes à preservação da água;
Ø  Compreender a importância do ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida para o planeta;
Ø  Reconhecer a importância da água usada como fonte de energia.
Ø  Conscientizar a todos que a água não deve ser desperdiçada e nem poluída;
Ø  Compreender a importância do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde. 
Ø  Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; 
Ø  Entender que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seu ciclo; 
Ø  Perceber a importância do uso consciente no consumo diário da água;
Ø  Perceber as interferências negativas e positivas que o homem faz na natureza, a partir de sua realidade social; 
Ø  Reconhecer que o uso da água e a qualidade de vida estão ligados às condições de higiene e saneamento básico da população;
Ø  Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água;
Ø  Construir atitudes de formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.
Ø  Conhecer a realidade de algumas cidades do interior do Ceará que convivem com a escassez de água;
Ø  Produzir diversos gêneros textuais (paródias, bilhetes, poesias, etc.) envolvendo o uso adequado da água;
Ø  Confeccionar trabalhos individuais ou coletivos (cartazes, maquetes, etc.) sobre o tema.
DISCIPLINAS:
Língua portuguesa
Matemática
Ciências
Historia e Geografia
Religião e Artes

DESENVOLVIMENTO:
·       Rodas de conversas com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos, através de questionamentos, como por exemplo, “Quais atividades vocês conhecem que é necessário o uso de água?”  e também com contação de história associada ao tema, usando os paradidáticos “Tanta água” de Marta Bouissou Morais, Doce água doce de Regina Rennó, Olhe o desperdício, coelho Felício de Domenico e Neno Alves, A hora do banho de Maria Lúcia, Água um bem precioso de  Emmanuel Cavalcanti, entre outros.
·       Leitura e interpretação das letras das músicas “Planeta água”, de Guilherme Arantes, da música infantil “Água”, da Turminha do tio Marcelo, “Água” – Palavra Cantada, “De gotinha em gotinha” – Palavra Cantada.
·       Sessão de cinema em sala, trabalhando com documentários (Seca, conviver para viver), desenhos animados (Turma da Mônica “Um plano para salvar o planeta”, Chaves “Vamos cuidar da água”, Doki “Conservando a água”, Calango Lendo “Morte e vida sem água”, Uso racional da água, Digas legais de como economizar água), filmes e reportagens envolvendo a escassez de água no Ceará;
·       Elaboração de cartazes em grupo retratando o que entenderam das músicas e vídeos;
·       Pesquisas através da internet na sala de informática sobre o tema e também de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa nos livros didáticos para análise dos mesmos; 
·       Discussão sobre a quantidade de água potável existente, consumo inadequado e os problemas existentes com relação a falta de água;
·       Estudos sobre o sistema hídrico, ciclo natural da água, consumo diário em casa:
·       Visitação a Lagoa do Urubu para analisar a poluição da mesma e trabalhar para que ocorra sua despoluição; 
·       Dramatizações de situações em que ocorrem o desperdício e o consumo adequado da água, procurando desenvolver o censo criticam com relação ao uso da água e sua preservação;
·       Apresentação de experiências concretas, existente na escola, de como fazer a reutilização da água usada para lavar louça, mãos, etc. mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;
·       Distribuição de imagens de jornais e revistas que mostrem desperdício e economia de água (as imagens devem estar misturadas) trabalhando com recorte e colagem para que as crianças separem o material em dois grupos, de acordo com o bom e o mau uso do recurso e construam um mural;
·       Leitura e interpretação de textos diversos envolvendo o tema;
·       Produção de textos desenvolvendo os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto.

CONTEÚDOS:
·         Água, recurso natural esgotável
·         Água potável
·         Ciclo natural da água
·         Estação de tratamento e de esgoto
·         Poluição das águas
·         Seca no sertão do Ceará
·         Uso consciente e desperdício da água
·        Analisando a leitura de um hidrômetro
·        Situações de problemas envolvendo a conta de água e energia

RECURSOS DIDÁTICOS:
Internet
Vídeos (desenho animado, depoimentos, reportagens, filmes)
Som, CD, DVD
Textos diversos
Revistas
Jornais
Livros
Cola, tesoura, papéis, etc.
Atividades xerocopiadas, etc.

AVALIAÇÃO:
Deverá ser feita de forma contínua, através da participação e do envolvimento de cada aluno, de forma individual e coletiva nas atividades, nas discussões do grupo, como também  com produções textuais, relatórios descritivos, e, principalmente nas observações de mudança de atitude no comportamento dos alunos em relação ao consumo de água, de forma crítica e construtiva, como: fechar a torneira após tomar água, não deixar a água correr à toa ao lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes e corrigir uns aos outros caso presenciem algum tipo de desperdício.

LINKS RELACIONADOS COM O TEMA:

https://www.youtube.com/watch?v=6nWSHo2Ld_0  Dicas Legais de como Economizar Água

https://www.youtube.com/watch?v=Tv5oWJDF3f8 A Real situação da água no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=kDUahaYGqWU A gotinha plim plim

https://www.youtube.com/watch?v=ZqyNUESL_yU A ÁGUA - Palavra Cantada

https://www.youtube.com/watch?v=N9cwDz45_ik Gotinha em Gotinha – palavra cantada

https://www.youtube.com/watch?v=6pDmRdlPLfE  Conservando a Água

https://www.youtube.com/watch?v=N9cwDz45_ik  Gotinha em Gotinha (música)

https://www.youtube.com/watch?v=b6Dmc1jafvg&list=PL6B611BBE9BA40C68&index=8  Desenho do Chaves - Episódio 6 - Falta de Água - parte 1

https://www.youtube.com/watch?v=FfDLvsz6kqk  Desenho do Chaves  - Falta de Água - parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=ZSUjo_6KmvY  Desenho do Chaves - Falta de Água - parte 3

https://www.youtube.com/watch?v=6nWSHo2Ld_0  Dicas Legais de como Economizar Água

https://www.youtube.com/watch?v=FRdhS_j8wSY  Documentário - Seca, conviver.. para viver

https://www.youtube.com/watch?v=ieI5JC0XdVc  Filme Dona Caroba

https://www.youtube.com/watch?v=HzADJSjzOGg  Cidade no sertão do Ceará não tem chuva e pode virar deserto em pouco tempo (Irauçuba)

https://www.youtube.com/watch?v=0XOQ5-EBBEc Seca no Município de Milhã no Ceará

https://www.youtube.com/watch?v=Pr6gjCMTM_8  Seca castiga 91% dos municípios do interior do Ceará

https://www.youtube.com/watch?v=ridcZjGnYlA Vidas Secas - A pior seca dos últimos 29 anos no Ceará

 

 

ANEXOS:

Planeta Água  Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra (bis)
Terra! Planeta Água (bis)
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra (BIS)
Terra! Planeta Água  (BIS)

De Gotinha Em Gotinha    Palavra Cantada

Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver
De gotinha em gotinha
Brilha no orvalho da manhã
De gotinha em gotinha
Limpa o oceano de amanhã
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver
De gotinha em gotinha
Brilha no orvalho da manhã
De gotinha em gotinha
Limpa o oceano de amanhã
É pra cuidar, purifcar
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver
"Era uma vez uma gotinha de água
Redondinha e bonitinha
Um dia ela tava tomando banho de sol
E a coitadinha que era pequenininha
Foi encolhendo, encolhendo até que pufff sumiu
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver
Água é uma gota de chuva
É uma gota de nuvem
É uma gota de água pra viver, água

Água  Palavra Cantada

Da nuvem até o chão, do chão até o bueiro
Do bueiro até o cano, do cano até o rio
Do rio até a cachoeira
Da cachoeira até a represa, da represa até a caixa d'água
Da caixa d'água até a torneira, da torneira até o filtro
Do filtro até o copo
Do copo até a boca, da boca até a bexiga
Da bexiga até a privada, da privada até o cano
Do cano até o rio
Do rio até outro rio
De outro rio até o mar
Do mar até outra nuvem
A Gotinha Plim Plim

 A gotinha Plim Plim, vivia numa nuvem junto com milhões de outras gotas, lá ela era muito feliz.
 Um dia um vento forte soprou e a gotinha não conseguiu se segurar e caiu, como uma chuva fininha e fresquinha.
Ela caiu sobre um jardim cheio de flores coloridas e ficou maravilhada com tanta beleza.
Deslizando sobre o girassol descobriu que era ela que trazia parte do alimento das plantas e ficou muito feliz por ajudar.
Escorregou pelo caule até chegar à raiz, lá ela recebeu todos os agradecimentos que merecia e até tirou uma soneca na terra fofa.
No outro dia o sol apareceu bem forte.
A gotinha se transformou em vapor e subiu novamente para o céu, formando uma nuvem muito bonita. Ela sentiu-se feliz por ter cumprido a sua missão na terra.

Sugestão de atividade:
Fazer a gotinha Plim Plim, com material reciclado ou massinha para ser o mascote da sala. Fazer a gotinha com EVA ou papel, para isto, recortar duas vezes o molde da gotinha no papel ou EVA e deixar uma abertura na parte de cima. Cada dia a gotinha Plim Plim vai visitar a casa de um aluno e deverá voltar de lá com uma mensagem dentro, sugerindo uma forma de economizar nossa água.



Nenhum comentário:

Postar um comentário